Conversar com Robôs é um Caminho Sem Volta, Afirma Especialista

Tecnologia se aperfeiçoa com bilhões investidos por gigantes do setor

Hoje em dia, qualquer um de nós já pode ter sido atendido por um robô e nem ter se dado conta, principalmente se você entrar no chat de algumas empresas dos mais diversos ramos.

Da franqueadora de bolos e doces, a empresas de telecomunicações, os BOT´s, os robôs dotados da chamada inteligência artificial, estão presentes desde um pedido onde você escolhe o produto, digita o número do seu cartão, cep e número do local de entrega, até a compra de pacotes de dados de internet por SMS no celular, em todos esses lugares você já pode ter conversado com uma máquina.

Alguns ganham nome, como a assistente virtual da rede de lojas Magazine Luiza, a Lu, ou a Suzy da Sky, que chama os clientes de “Safadinhos” ao comprar um canal ou um evento de um dos canais adultos da empresa de TV por assinatura.

CTO ELIFEA nossa reportagem conversou com Jairson Vitorino, doutor em ciências da computação e CTO, sigla em inglês para o termo Chief Technology Officer, do Grupo E.Life, que nos conta que em pouco tempo, ele ainda não arrisca uma data, a interação humana com BOT´s chegará a um ponto onde o cliente pode nem perceber que fala com uma máquina, de tão aperfeiçoado que o sistema ficará. Ele ainda nos conta que, o estudo de Redes Neurais é fundamental para o desenvolvimento da tecnologia.

Para Jairson, “os BOT´s podem automatizar muitas e muitas tarefas de pesquisa e interação com o consumidor, assim como o Google e a Wikipedia substitui a enciclopédia. É só uma questão de tempo.”

Bruno Braga, consultor da E.Life, nos concedeu uma entrevista onde ele nos fala sobre uma nova tecnologia chamada Brand Logo Detection, que você pode ouvir no link: https://drive.google.com/open?id=0BxVpStRVpgCJYW9rWUc1VVpLblk

É importante destacarmos que todos esses estudos e investimentos só fazem sentido por servirem as pessoas, ou será que criamos o monstro que nos há de engolir?

Por: Caio Figueiredo
caiofigueiredoi@bol.com

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